A empresa portuguesa MOT – Memories of Tomorrow, promotora do RFM SOMNII, do concerto de Andrea Bocelli previsto para o Estádio de Coimbra e parceira nacional do Rolling Loud, Electric Daisy Carnival (EDC) e Afro Nation, acredita que o verão de 2021 será de retoma do sector.

Para Tiago Castelo Branco, diretor executivo da MOT,  “é totalmente impensável não ser elaborado um plano concreto, com regras bem definidas, que permita a realização de festivais este verão. Nenhum setor de atividade aguenta 2 anos sem trabalhar, para além de que este tipo de eventos representa uma fatia bastante considerável na retoma do turismo nacional”.

O impacto económico dos festivais previstos para Portimão (Rolling Loud, EDC e Afro Nation) é gigante e não pode ser descurado no momento de serem tomadas decisões. De acordo com a promotora, estima-se que estes eventos tragam de retorno direto ao Algarve mais de 91M€, dos quais 43M€ serão receitas diretas da hotelaria. “Estes eventos internacionais focam-se muito na captação de público internacional, sendo que, à data, 93,5% dos bilhetes comprados foram adquiridos no estrangeiro, representando 163.650 passagens aéreas, das quais 44.185 adquiridas fora do espaço europeu”.  

Para a região Centro, e em particular para a Figueira da Foz, o RFM SOMNII é o maior evento do género e aquele que atrai mais turistas. “Existe toda uma cidade a preparar-se, anualmente, para o RFM SOMNII. Muitos setores económicos, como a hotelaria e restauração, veem no festival o início da abertura da época alta de verão. De acordo com um estudo elaborado na última edição (2019), este evento tem um retorno direto na economia figueirense de 11,8M€.”  

Na opinião da promotora, será possível existirem eventos seguros, bastando, para tal, criarem-se condições para se realizarem previamente testes à COVID-19 e criando “vias verdes” para quem já estiver vacinado. “A DGS deverá definir as condições o mais rapidamente possível para que, em tempo, seja possível aos promotores assumirem os seus compromissos junto do público, fornecedores e artistas”, afirma Tiago Castelo Branco. 

Sei que existe vontade do governo e dos municípios em se encontrar uma solução viável, que permita a realização de eventos mitigando o risco. Apesar de estarmos a viver um momento complicado, este é o tempo de se definir uma estratégia para o próximo verão, que permita voltar a trazer a esperança e a confiança nos consumidores e a alavancar o turismo nacional”, afirma a promotora. 

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